VÍDEO: Ministro do STJ nega xenofobia em piada sobre “agilidade” dos baianos: “Maldade está em quem ouve”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, que gerou críticas por uma piada com teor xenofóbico sobre os baianos durante uma sessão, respondeu às críticas do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que desaprovou a “brincadeira” do magistrado. Em seu pronunciamento na quinta-feira (20), Noronha negou veementemente qualquer ato xenofóbico em sua fala e enfatizou que não será intimidado pelas críticas.

“Fiquei entristecido ao ver o governador emitir uma nota considerando o comentário xenofóbico. Será que serei eu que irei hostilizar meus conterrâneos de Eliomar Baleeiro e outros grandes poetas? Não irei me intimidar. Não me guio pelo comportamento que a imprensa tenta impor. Me guio pelo que acredito ser correto”, afirmou o ministro.

Durante seu discurso, Noronha destacou que sua observação sobre a “agilidade” do povo baiano não continha maldade. Além disso, enalteceu a história e cultura baiana, mencionando o Descobrimento do Brasil e citando a Bahia como terra dos “maiores cantores brasileiros”.

“Em momento algum houve maldade, fica evidente no vídeo. A maldade está mais em quem ouve do que em quem fala. Tenho grande estima pela Bahia. O Brasil foi descoberto através da Bahia. O Brasil começa pela Bahia. Quando a família real desembarcou no Brasil, a primeira parada foi na Bahia. A Bahia é a terra de Rui Barbosa, dos maiores cantores brasileiros”, declarou o ministro durante a sessão.

Confira o pronunciamento na íntegra:

RELEMBRE O OCORRIDO
Na terça-feira (18), Noronha fez uma piada de cunho xenofóbico contra os baianos durante uma sessão virtual, enquanto brincava com o ministro cearense Raul Araújo.

A piada surgiu quando Araújo comentou sobre ter machucado o menisco jogando basquete.

“Você já sabe, baiano jogando basquete. Dizem que o baiano é tão ágil que quando ele arremessa a bola na sexta, ela só cai no sábado [risos]. Os baianos, me perdoem, têm uma simpatia imensa. Não me expulsem de lá porque adoro acarajé”, disse Noronha.

Veja o momento novamente:

Logo após, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) expressou indignação com o comportamento do ministro do STJ, classificando a fala como xenofobia pura e destacando que não pode ser justificada apenas como uma piada de mau gosto.

“É xenofobia pura. É chocante ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso sobre o povo baiano”, manifestou o governador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é baleado no Carnaval de Salvador após briga generalizada no circuito Osmar, no Campo Grande

Um homem foi baleado durante uma confusão em um bloco de Carnaval no circuito Osmar (Campo Grande), na noite da última quinta-feira (12). De...

Fórum será reaberto após reforma em prédio por falta de luz, diz TJSP

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) informou que o Fórum de Praia Grande, no litoral paulista, retoma o expediente...

Polícia Civil cumpre mandado e prende investigado por estupro de vulnerável em Caravelas

Caravelas: prisão preventiva por estupro de vulnerável contra prima — A Polícia Civil...