Donald Trump revoga permissão de mais de 500 mil imigrantes para permanência nos EUA
O presidente Donald Trump decidiu cancelar a autorização temporária de permanência nos Estados Unidos para mais de 500 mil imigrantes abrangidos por um programa implementado por seu antecessor, Joe Biden. Essa ação afeta cidadãos de países como Cuba, Venezuela, Haiti e Nicarágua, que tinham respaldo do programa CHVN para ficar no país por até dois anos, desde que tivessem um patrocinador nos EUA.
Os beneficiários do programa terão até 24 de abril para apresentar uma justificativa legal para permanecer nos Estados Unidos. Caso contrário, enfrentarão processos de deportação, gerando incerteza e apreensão nas comunidades afetadas em relação ao seu futuro.
A implementação do programa CHVN em 2022 por Joe Biden tinha como objetivo mitigar a imigração irregular e oferecer uma via segura para aqueles em busca de refúgio. Trump, por sua vez, vê essa iniciativa como um “abuso” das políticas humanitárias, questionando a abordagem atual do governo em relação à imigração.
Além disso, a administração Trump está avaliando revogar a permissão temporária concedida a cerca de 240 mil ucranianos que deixaram seu país devido à guerra, o que poderia agravar as tensões em torno das políticas de imigração e das respostas humanitárias dos Estados Unidos.
Facebook Comments