STF pode tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe; especialista vê consenso entre ministros

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta terça-feira, 25, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal está programada para analisar a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Além de Bolsonaro, os ministros também vão decidir se tornam réus o deputado federal Alexandre Ramagem, o almirante Almir Garnier Santos, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o general da reserva Augusto Heleno, o tenente-coronel Mauro Cid, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto.

A denúncia da PGR acusa os oito de crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As defesas negam qualquer participação em uma tentativa de golpe.

O professor de Direito Constitucional da FGV Direito SP, Rubens Glezer, em entrevista à Rádio Eldorado, destacou que a 1ª Turma do STF possui um perfil de consenso e, provavelmente, haverá uma ampla aceitação da denúncia. Porém, ele ressaltou que o aceite da denúncia não implica necessariamente em condenação.

Para compreender melhor as alegações da defesa de Bolsonaro na trama golpista e as respostas da PGR, acesse o conteúdo relacionado. Acompanhe de perto o desenrolar dessa situação de grande relevância para o cenário político brasileiro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pernambuco decreta emergência em 107 municípios por seca e escassez de chuvas

O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 107 municípios em razão da escassez de chuvas. O decreto foi publicado...

Brasil tenta diálogo com China para reduzir efeitos da taxação da carne

O governo brasileiro informou que segue atuando com a China, em nível bilateral e na Organização Mundial do Comércio (OMC), para mitigar o...

Bahia registra menor taxa de fome grave em três anos após ações do programa Bahia Sem Fome

Políticas públicas da Bahia no enfrentamento à insegurança alimentar resultaram na menor taxa de fome grave dos últimos três anos. O dado foi...