RS: Centro de capacitação em informática supera perdas em enchente com ajuda de voluntários

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Após enfrentar a perda de 275 equipamentos eletrônicos devido às enchentes de 2024, o Núcleo Belém Novo, que abriga o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Ministério das Comunicações, no Rio Grande do Sul, foi reconstruído com sucesso.

O espaço recebeu doações de máquinas obsoletas de bancos e, com a colaboração de ex-alunos que se tornaram voluntários, o CRC agora conta com 460 computadores recondicionados, prontos para serem doados a escolas públicas, associações com projetos de inclusão digital e comunidades carentes do estado.

Segundo Juscelino Filho, ministro das Comunicações, a parceria com bancos, órgãos públicos e tribunais de justiça foi fundamental para o renascimento do CRC: “Cada equipamento faz a diferença. Precisamos ampliar o acesso dos jovens de escolas públicas ao mundo digital”, afirmou.

No último dia 19, o Ministério das Comunicações fez a doação de 20 computadores para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental David Canabarro e Professora Odette Yolanda, em Canoas (RS), que perderam seus laboratórios durante a tragédia de 2024. As máquinas foram recondicionadas por jovens voluntários, como Isadora Ivaniski Nicoli, de 17 anos.

Para Isadora, ajudar o próximo e ver as oportunidades crescerem para todos é motivo de satisfação: “O futuro está na tecnologia. Se as pessoas não tiverem acesso e não aprenderem, perderão chances”, disse.

Carlos Medina, coordenador do CRC do Rio Grande do Sul, destacou a importância das doações para garantir que mais computadores sejam recondicionados e doados: “O CRC está se reconstruindo. Formamos mais de 350 alunos. A informática é o futuro, é fundamental que recebamos o apoio necessário para seguir adiante”, ressaltou.

Por meio do programa “Computadores para Inclusão”, equipamentos de instituições e empresas públicas que não estão mais em condições de uso são encaminhados para Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), contribuindo para a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Confira as fotos deste processo de recondicionamento aqui.

Chamado à Ação: Apoie iniciativas de inclusão digital e contribua para oportunidades mais igualitárias no acesso à tecnologia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa de avião que caiu em Copacabana será autuada por publicidade irregular, diz prefeitura

A autuação por publicidade irregular envolve a empresa Visual Propaganda Aérea, após veicular uma campanha publicitária no dia do acidente com um avião...

Buscas por serial killer no Tocantins completam 60 horas sem capturas

Buscas por serial killer no Tocantins completam 60 horas sem capturas Integrantes de uma facção criminosa...

69% dos brasileiros projetam vida melhor em 2026, aponta Datafolha

A pesquisa Datafolha divulgada neste fim de dezembro de 2025 aponta que 69% da população acredita que sua situação pessoal vai melhorar em...