O pior dia da vida de Bolsonaro serão todos os dias daqui para frente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O declínio de Bolsonaro: a queda de um ex-mito

O ex-capitão Bolsonaro teve ontem seu pior dia desde que deixou o Brasil e buscou abrigo nos Estados Unidos para não passar a faixa presidencial ao seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Será lembrado por ter fugido da responsabilidade que a democracia lhe impunha, ao contrário do que fez João Batista Figueiredo em 1985 ao ceder o cargo a José Sarney sem melindres.

Hoje, contudo, promete ser mais sombrio para Bolsonaro. A decisão unânime da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal o tornará réu por crimes graves, como tentativa de subversão da democracia, organização criminosa e golpe de estado. Nesse cenário macabro, diversos altos oficiais e membros do governo anterior também irão a julgamento.

A condenação parece inevitável e as penas poderão atingir até 30 anos, com a maior delas destinada ao próprio Bolsonaro, considerado o cabeça da operação criminosa. Curiosamente, os envolvidos não negam a tentativa golpista, mas sim sua própria participação no intento, como ressalta o advogado de Augusto Heleno.

Em meio aos diálogos revelados, Bolsonaro admitiu discutir “alternativas para a Nação” após as eleições de 2022. Mas que tipo de alternativas cabiam quando o país já havia eleito um novo presidente, com a posse marcada? As palavras do ex-mandatário denotam um desdém pela democracia e um plano obscurantista que constrange qualquer cidadão comprometido com a civilidade.

Com o juízo prestes a se abater sobre Bolsonaro e seus cúmplices, a disputa agora se foca em quem ocupará o seu lugar como candidato da direita em 2026. Eduardo Bolsonaro, desiludido, reconhece a difícil situação enfrentada pelo pai e outros envolvidos no lamentável episódio do 8 de janeiro. Até mesmo Donald Trump fez referência ao Brasil como exemplo negativo em questões eleitorais. O mundo observa, incrédulo, a derrocada de um mito que só existiu na mente dos desavisados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ações na Justiça e ruído com evangélicos: o saldo do desfile pró-Lula

O desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou um saldo de quase uma dezena de...

TRT-BA devolve imóvel à União em Salvador; prédio pode ser compartilhado entre Sesab e Ministério Público

Um imóvel da União localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, com mais de 4,4 mil metros quadrados, foi formalmente devolvido pelo Tribunal Regional...

Após liberação da CNH, iranianas empinam motos em aulas de direção

Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images Entre cones e instrutores, mulheres iranianas foram fotografadas acelerando, equilibrando-se e, até mesmo, empinando motocicletas durante aulas práticas para...