A nova arma de Moraes para pressionar Kassab contra a anistia do 8/1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A nova estratégia de Alexandre de Moraes para pressionar Gilberto Kassab contra a anistia do 8/1

Como relator do inquérito do golpe no STF, o ministro Alexandre de Moraes adotou uma nova abordagem para pressionar o presidente do PSD, Gilberto Kassab, a não apoiar o projeto de anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro. Em 19 de março, Moraes determinou que uma investigação contra Kassab por corrupção passiva, caixa 2 e lavagem de dinheiro, originada da Lava Jato, retornasse ao STF para ser novamente analisada pelo ministro.

O inquérito, que em 2019 havia sido encaminhado por Moraes à Justiça Eleitoral de São Paulo, resultou em 2021 na aceitação, por parte da Justiça, da denúncia do Ministério Público contra Kassab, tornando-o réu no caso.

Recentemente, Moraes decidiu reaver a investigação contra Kassab em suas mãos no STF, baseando-se na alteração de entendimento da Corte sobre a prerrogativa de foro. Segundo o novo entendimento do Supremo, o foro privilegiado ainda se aplica mesmo após o indivíduo deixar o cargo ou mandato, nos casos de crimes praticados durante e em função do exercício da função.

O inquérito examina a alegação de que Kassab teria recebido R$ 16 milhões em propina da JBS em troca de apoio político. Kassab afirma ter recebido o valor por serviços empresariais prestados quando não estava no setor público.

Pressão contra a anistia

Nos bastidores, fontes do Judiciário interpretam a nova decisão de Moraes como uma maneira de pressionar Kassab e seu partido a não apoiar o projeto de anistia, conforme sinalizado por lideranças do PSD. Em fevereiro, Kassab se encontrou com Jair Bolsonaro para discutir o apoio do partido à anistia, em uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Cabe ressaltar: Bolsonaro mencionou: “Há poucos dias resolvei um velho problema com Kassab, em São Paulo. Ele está ao nosso lado com sua bancada para aprovar a anistia em Brasília. Todos os partidos estão vindo”, durante evento em Copacabana em 16 de março.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Janja utiliza voo da FAB para agenda no Rio e visita escola de samba que homenageou Lula

A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, utilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar ao Rio de Janeiro, em 6...

STF formaliza ação penal que torna Eduardo Bolsonaro réu por coação

O STF acatou, em novembro do ano passado, denúncia da PGR e tornou o filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro réu por coação20/02/2026 07:30,...

Witzel acerta ida ao DC e confirma pré-candidatura ao governo do RJ

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, acertou filiação ao Democracia Cristã (DC) e confirmou pré-candidatura ao governo do estado. ...