Lobo-guará atropelado no Oeste da Bahia passa por cirurgia após fraturar patas dianteiras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Lobo-guará atropelado no Oeste da Bahia passa por cirurgia após fraturar patas dianteiras

Um lobo-guará foi atropelado em um trecho da BR-242 de Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste, e submetido a uma cirurgia nesta terça-feira (25) devido a fraturas nas duas patas dianteiras. Após a intervenção cirúrgica, o animal precisa de cuidados pós-operatórios antes de ser devolvido ao seu habitat natural.

Os primeiros socorros foram prestados no local do acidente por uma equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), após moradores solicitarem ajuda. Após a estabilização, o lobo foi transferido para Salvador, mais precisamente para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde a cirurgia foi realizada. O lobo-guará é uma espécie representativa do Cerrado brasileiro e está em perigo de extinção.

Segundo o Inema, outro lobo foi atropelado em março na mesma região, em São Desidério (BA-020). Como o estado de saúde não era grave, o animal foi encaminhado para o Criadouro Fazenda Trijunção, especializado no atendimento veterinário de animais silvestres do Cerrado.

O técnico Danilo Cezar afirmou: “Diante deste panorama, o Inema intensificou as ações de fiscalização e conscientização ambiental junto aos produtores rurais, motoristas e comunidade em geral, visando a proteção da biodiversidade e fortalecimento de parcerias com entidades especializadas para garantir o bem-estar e recuperação dos animais acidentados”.

DISQUE FAUNA

Se avistar animais silvestres feridos ou fora de seu habitat natural, é fundamental contatar imediatamente o Disque Fauna do Cetas através do número (71) 99661-3998 (WhatsApp).

ESPÉCIE

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), o maior canídeo da América do Sul, pode atingir 1,30 m de comprimento corporal e 40 centímetros de cauda, pesando mais de 20 quilos. Com hábitos solitários, normalmente forma pares apenas durante a reprodução e nos cuidados parentais.

Classificado como “Quase ameaçada” pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e como “Vulnerável” pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio-MMA), o lobo-guará é uma espécie de extrema importância para a fauna brasileira.

Chamado à ação: Ajude a proteger nossa fauna silvestre e a preservar a biodiversidade. Seja parte ativa na conscientização e proteção dos animais em seu habitat natural.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil executa mandado de prisão preventiva por descumprimento de medida protetiva em Correntina

Equipes da Delegacia Territorial de Correntina, no Oeste da Bahia, cumpriram nesta sexta-feira um mandado de prisão preventiva contra um homem de 23...

Polícia Civil prende em flagrante homem por ameaça no contexto de violência doméstica em Coribe

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (5), um homem de 45 anos, no município de Coribe, no oeste da Bahia. A...

Plantação de maconha de três hectares é localizada com apoio de drone no norte da Bahia

Cerca de três hectares de uma plantação de maconha foram identificados com o auxílio de drone na zona rural de Cafarnaum, no norte...