Ministro do TST Cláudio Brandão faz manifestação contra preconceito aos baianos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cláudio Brandão, em uma manifestação durante sessão da 7ª Turma, destacou a importância de combater o preconceito contra os baianos.

Brandão ressaltou que em uma sociedade marcada pelo preconceito, é fundamental não apenas evitar ser preconceituoso, mas também lutar contra todas as formas de preconceito. Ele enfatizou que comentários disfarçados de humor, que estereotipam os baianos como preguiçosos e lenientes, na verdade revelam uma manifestação de racismo velado, sob a forma de xenofobia.

O ministro recordou um caso de 2014 no Paraná, no qual um funcionário foi insultado com o termo “baiano” de maneira pejorativa durante onze meses. Na ocasião, em sua decisão como relator, ele mencionou uma citação do publicitário Nizan Guanaes que afirma que “o Brasil é o maior filho da Bahia. Quando o Brasil vai à Bahia, volta pra casa. Quando os brasileiros vão à Bahia estão na verdade visitando seus parentes, revendo as suas próprias raízes”.

Brandão expressou seu orgulho em ser nordestino e baiano, encerrando sua manifestação com um forte repúdio a qualquer forma de preconceito contra qualquer brasileiro, independentemente de sua origem ou condição social.

Veja o vídeo da manifestação:

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Niterói (RJ) sanciona Lei “Anti-Oruam”

Niterói publicou no Diário Oficial do Município, nessa segunda-feira (23/12), a...

Tragédia: Menino com autismo morre afogado em lago após fugir de casa na cidade de Eunápolis

Em Eunápolis, na Bahia, um menino de 11 anos morreu afogado em uma lagoa no...

Mãe do cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone, Dona Anita morre aos 81 anos por síndrome respiratória

Ana Félix de Miranda, conhecida como Dona Anita, era mãe do cantor Bruno da dupla Bruno e...