Bolsonaro convoca manifestação no dia 6 de abril e batom vira símbolo de luta pela anistia dos presos do 8 de janeiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro convocou através de suas redes sociais uma manifestação marcada para o dia 6 de abril, na Avenida Paulista, em São Paulo. O principal objetivo do ato é promover a aprovação do projeto de anistia aos detidos pelos acontecimentos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.

Neste novo chamado, Bolsonaro e líderes de direita destacam a figura de Débora Rodrigues dos Santos, cabeleireira que vandalizou a estátua da Justiça em frente ao STF. Débora, que escreveu a frase “Perdeu, mané” com batom, enfrenta uma possível condenação de 14 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

“Por Débora, pelos inocentes de 8 de janeiro, pela anistia humanitária, sua presença é essencial”, convoca Bolsonaro em suas redes sociais.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também convocou para o dia 6 de abril, incentivando suas seguidoras a levarem um batom como forma de protesto contra a punição iminente à cabeleireira.

A direita adotou o batom como símbolo de apoio ao projeto de anistia aos detidos de 8 de janeiro e como crítica às penas consideradas excessivas impostas pelo STF, em especial ao ministro Alexandre de Moraes e demais membros da Primeira Turma.

O renomado criminalista Sergei Cobra Arbex comentou ao jornal Estado de S.Paulo que o caso da pichadora com batom tornou-se um ícone do julgamento dos eventos de 8 de janeiro em Brasília.

Para a advogada e professora de Direito da FGV, Luísa Ferreira, o caso emociona pela sua simbologia. Ela destaca a identificação de muitas pessoas com Débora e a substituição da arma pelo batom.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também aderiu ao uso do batom como símbolo de protesto. Ele ironizou o voto de Alexandre de Moraes, comentando que Débora “portava uma grande arma, um batom” durante seu discurso crítico no plenário da Câmara.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Teixeira: Após quase 11 anos, Justiça pronuncia tenente da PM a júri por tentativa de homicídio em caso de cachorro morto a tiros

Teixeira de Freitas: Um caso que chocou Teixeira de Freitas em 2015 chegou a um marco decisivo na Justiça nesta semana. Onze...

Turista presa por ofensas racistas a ambulante é proibida de frequentar o Centro Histórico de Salvador por 1 ano

A Justiça da Bahia proibiu a turista gaúcha Gisele Madrid Spencer Cesar, 50 anos, de frequentar a Praça das Artes, no Centro Histórico...

Zucco diz que oposição vai levar mobilizações a outros estados e mira eleições: “Não vamos terminar por aqui”

Pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, o deputado Zucco (PL-RS) afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, que a caminhada liderada por...