Morre, aos 95 anos, o médico pioneiro Francisco Pinheiro Rocha

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O renomado médico pioneiro, Dr. Francisco Pinheiro Rocha, faleceu aos 95 anos, na noite de sábado, em Brasília, após complicações de um acidente doméstico ocorrido na última quarta-feira. Natural de Uiraúna (PB), Dr. Pinheiro Rocha teve um papel fundamental na consolidação da saúde pública no Distrito Federal.

Pioneiro do Hospital de Base do DF, o médico ganhou reconhecimento nacional por conduzir a cirurgia do ex-presidente Tancredo Neves nesta instituição. Além disso, ele foi secretário de saúde da capital entre 1964 e 1967, sendo responsável pela implementação do Código Sanitário do DF.

Durante sua gestão, inaugurou diversas instituições de saúde, como o Hospital Regional da Asa Sul, o Hospital do Gama e de Sobradinho, ampliou o Hospital São Vicente de Paulo e deu início às obras do Hospital de Taguatinga. Dr. Pinheiro também foi responsável pela inauguração do primeiro centro de saúde na W3-Sul e pela construção de centros de saúde em diversas regiões do Distrito Federal.

Especializado em cancerologia, cirurgia-geral e gastroenterologia, Dr. Pinheiro Rocha não só se destacou clinicamente, como também foi fundamental na formação de novos profissionais e na criação de entidades médicas ao longo de sua carreira.

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) lamentou a perda, destacando sua contribuição excepcional à saúde pública e à formação de profissionais. O velório está agendado para terça-feira na Paróquia São Camilo de Lellis, com o sepultamento no cemitério Campo da Esperança da Asa Sul.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem assassinado no DF: “Meu Deus”, familiares choram diante de corpo. Veja vídeo

Distrito Federal — um jovem de 17 anos foi morto na madrugada deste domingo (25/1), no Paranoá, região do Distrito Federal. A vítima...

Funcionário da Suzano morre em acidente na BR-101; motorista foge sem prestar socorro

Morte em acidente na BR-101, Mucuri (BA) Um funcionário da Suzano, José Conceição Oliveira de Jesus, 49 anos, morreu na madrugada deste...

Homem morto por agentes de imigração não segurava arma, mas celular

O americano morto por agentes do imigração dos Estados Unidos, Alex Pretti, de 37 anos, não segurava uma arma, conforme afirmado pelas autoridades federais....