Apesar da existência da Lei n.º 13.718/18, que criminaliza a importunação sexual com penas de 1 a 5 anos de prisão, uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em colaboração com o Question Pro, apontou que 73% das mulheres ainda temem ser vítimas desse tipo de crime durante o Carnaval. Em Salvador, mais de 80 casos de importunação sexual já foram registrados durante a festividade, conforme dados da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
O estudo também revelou que mais da metade das mulheres já sofreu algum tipo de importunação sexual em eventos festivos, sendo que 97% delas consideram fundamental a conscientização para combater não só essa prática, mas também outros crimes similares.
De acordo com informações do Instituto Locomotiva, cerca de 65 milhões de brasileiros têm a intenção de aproveitar o Carnaval, sendo que 80% desse público planeja frequentar locais públicos, como circuitos, blocos de rua e shows. Por outro lado, 8 em cada 10 mulheres afirmam que o transporte público é um ambiente mais perigoso para elas do que para os homens.
Comentários Facebook