Alexandre de Moraes autoriza denúncia contra núcleo central da trama golpista
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu aval, nesta terça-feira (18/3), para que a denúncia referente ao núcleo 2 da trama golpista seja julgada pela Primeira Turma. Esse núcleo é composto por 6 indivíduos, conforme aponta a denúncia.
A responsabilidade por marcar a data do julgamento agora cabe ao ministro Cristiano Zanin, que preside a Primeira Turma. Segundo a denúncia, o núcleo 2 é constituído por Fernando de Sousa Oliveira, Filipe Garcia Martins Pereira, Marcelo Costa Câmara, Marília Ferreira de Alencar, Mário Fernandes e Silvinei Vasques.
Os integrantes desse grupo são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de ocuparem posições profissionais estratégicas para planejar ações relacionadas ao suposto golpe em andamento. De acordo com a PGR, Vasques, Marília e Fernando coordenaram a utilização das forças policiais para sustentar, de forma ilegítima, a permanência de Bolsonaro no poder.
Conforme a denúncia, Mário Fernandes foi encarregado de coordenar a vigilância e neutralização de autoridades públicas juntamente com Marcelo Câmara, além de ser o ponto de contato com líderanças populares associadas ao movimento do 8 de Janeiro. Já Filipe Martins teria a incumbência de auxiliar o ex-presidente com um projeto para decretar estado de sítio no país.
Eles respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de subversão violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, danos qualificados pela violência e ameaça grave contra o patrimônio público, resultando em considerável prejuízo para a União, além de danos ao patrimônio histórico tombado e concurso material.
Comentários Facebook