O ovo é conhecido como uma das melhores fontes de proteína, fornecendo cerca de seis a sete gramas do nutriente a cada 50g. Embora algumas frutas sejam reconhecidas pelo seu teor de proteína, como maracujá, goiaba e abacate, elas não se comparam em termos de quantidade de proteína ao ovo, carnes e leguminosas.
De acordo com a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, não há nenhuma fonte vegetal que possa competir com os alimentos de origem animal em termos de proteína. Ela destaca que a concentração de proteína no maracujá, por exemplo, é significativamente inferior à do ovo.
Embora ainda distantes dos níveis de proteína encontrados em alimentos de origem animal, algumas frutas podem oferecer uma quantidade de proteína interessante. Por exemplo, 100g de goiaba contêm cerca de 2,5g de proteína, enquanto a mesma quantidade de abacate fornece aproximadamente 2g do nutriente.

O maracujá também possui proteínas, porém, a quantidade varia dependendo da parte da fruta consumida. Enquanto a polpa tem cerca de 1g de proteína a cada 100g, a casca e as sementes contêm de cinco a oito gramas da substância.
Para garantir a ingestão adequada de proteínas e favorecer o emagrecimento, a nutricionista esportiva Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, em Brasília, recomenda o consumo de 1,5g de proteína por quilo de peso por dia. Assim, uma pessoa com 80 quilos deve ingerir aproximadamente 120 gramas de proteína diariamente.
Benefícios da farinha de maracujá
A farinha de maracujá, feita com a casca e as sementes da fruta, é uma excelente maneira de obter proteína. Além disso, seu consumo traz benefícios como:
- Melhora na digestão.
- Auxílio no emagrecimento.
- Controle dos níveis de colesterol e glicose.
Acompanhe nosso conteúdo sobre Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de todas as novidades!
Comentários Facebook