O senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou nesta terça-feira (18) que novos pedidos de ajustes realizados pelo governo federal e pelo Banco Central estão causando atrasos na finalização do relatório do Orçamento de 2025, o que pode impactar o cronograma de votação.
Angelo Coronel explicou que após reuniões com a Ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foram solicitados diversos ajustes pelo governo em rubricas da lei orçamentária, e o Banco Central também enviou ofício pedindo mudanças para aprimorar o Pix.
O relator do Orçamento recebeu um pedido da Casa Civil da Presidência da República na noite de segunda-feira (17) para aguardar a conclusão do texto, com a promessa de enviar novas solicitações de ajustes de verbas em breve.
Angelo Coronel está aguardando esses novos pedidos para finalizar o relatório e entregá-lo à Comissão de Orçamento. Ele ressaltou que a velocidade da votação depende da rapidez do governo em enviar as solicitações para que os parlamentares possam analisar.
O senador acredita ser possível concluir a votação do Orçamento ainda nesta semana, entre quarta-feira (19) e quinta-feira (20) na Comissão, e na sequência, em uma sessão conjunta do Congresso na sexta-feira (21).
Angelo Coronel garantiu que, se dependesse dele, o orçamento estaria pronto e que o aumento salarial dos funcionários públicos federais será pago retroativamente, sem prejuízos. Ele ressaltou que se o relatório não for publicado na terça-feira, será difícil concluir todo o processo de votação ainda esta semana.
O senador ressaltou que não é responsável pelo atraso e está disponível para contribuir para resolver a aprovação do orçamento, que considera de grande importância para o país. Contudo, alertou que se houver mais atrasos por parte do Executivo, a votação só ocorrerá na primeira semana de abril devido à ausência dos presidentes do Senado e da Câmara, que estarão fora do país na próxima semana.
Comentários Facebook