A Bahia apresenta índices de frequência escolar acima da média nacional, de acordo com os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE em 26 de fevereiro. O estado registra um aumento na regularidade de estudantes matriculados em creches e escolas.
No estado, 87,7% das crianças entre 4 e 5 anos frequentam a escola, enquanto a média nacional é de 86,7%. Na faixa etária de 6 a 14 anos, a frequência escolar atinge 98,4% na Bahia, superando a média nacional de 98,3%. Já entre os jovens de 15 a 17 anos, a taxa de 85,8% é superior à média brasileira de 85,3% em 2022.
Além do aumento da frequência escolar, houve avanços no nível de instrução dos baianos, com um crescimento significativo no percentual de pessoas que concluíram o Ensino Básico (até o Ensino Médio) entre os censos de 2000 e 2022, alcançando 43,2% neste ano.
A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, destaca que os investimentos do Governo Estadual na permanência escolar têm produzido resultados positivos. Programas como o Bolsa Presença e o Mais Estudo têm contribuído para a ampliação do acesso à educação e melhorias nas condições de aprendizado dos estudantes, promovendo uma educação mais inclusiva e transformadora no estado.
Comentários Facebook