Durante o último fim de semana, muitos usuários do Chromecast, dispositivo do Google que transforma uma TV convencional em inteligente, enfrentaram dificuldades. Ao tentarem utilizar o aparelho, uma mensagem de “não confiável” ou “não autenticado” era exibida, impedindo o espelhamento do celular na TV.
Usuários dos modelos Chromecast de segunda geração e Chromecast Audio começaram a relatar problemas no domingo. Comentários de pessoas ao redor do mundo indicavam falhas no funcionamento dos dispositivos. Não foram registrados problemas nos modelos de primeira e terceira geração, nem no Chromecast Ultra.
Ao tentar transmitir conteúdo do celular para a TV através do Chromecast, a mensagem de aparelho não confiável ou de comunicação não estabelecida era exibida. A suspeita era de que o firmware (sistema interno) estivesse desatualizado.
O perfil oficial Made by Google, responsável por informações da divisão de hardware da empresa, reconheceu o problema. Em comunicado em língua portuguesa, foi recomendado aos usuários que aguardassem a resolução do incidente sem realizar qualquer reinicialização de dados ou ajustes.
O Google confirmou estar trabalhando em uma solução para o problema. Em declarações a veículos estrangeiros, a empresa afirmou estar ciente dos erros e informaria os usuários assim que houvesse uma atualização para corrigi-los.
Apesar de ter anunciado a descontinuação do Chromecast, programada para agosto de 2024, o Google prometeu continuar oferecendo atualizações para o dispositivo. Em substituição, nos EUA, foi revelado o Google TV Streamer, com resolução em 4K e promessa de desempenho superior ao Chromecast. Contudo, ainda não há previsão para o lançamento do dispositivo no Brasil.
Se você está enfrentando problemas com o seu Chromecast, fique atento às atualizações da empresa e aguarde por uma solução oficial sem realizar ações que possam agravar a situação.
Comentários Facebook