A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) chegou a um acordo para que a deputada estadual Fátima Nunes (PT) assuma a primeira vice-presidência da Casa, em reunião realizada nesta segunda-feira (10). Esse cargo estava vago desde que Ivana Bastos (PSD) se tornou presidente da AL-BA, sucedendo a Adolfo Menezes (PSD), que foi afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A decisão ainda precisa ser submetida ao Plenário e contar com o apoio da maioria dos deputados. Caso aprovada, Fátima Nunes, atual suplente da Mesa, se tornará a primeira vice-presidente sem a necessidade de eleições adicionais. Com isso, Ivana Bastos passará a ser a presidente da AL-BA para o biênio 2025-2026, sem necessidade de nova votação dos deputados.
De acordo com uma fonte do Bahia Notícias, a eventual eleição de Fátima Nunes como primeira vice-presidente representaria o maior destaque do PT na história da AL-BA. Além do cargo que a deputada ocuparia, os petistas já presidem as duas principais comissões, a de Constituição e Justiça (CCJ) e de Finanças. Além disso, lideram a Comissão de Defesa do Consumidor e estão próximos de assumir a mesa de Desenvolvimento Urbano, que ainda será criada.
O Bahia Notícias já havia adiantado a indicação de Fátima Nunes em meados de fevereiro. Na época, os possíveis nomes eram Júnior Muniz, Zé Raimundo e a própria deputada. No entanto, de acordo com um parlamentar do PT, o partido estaria dando “preferência” ao nome de Fátima Nunes, enfatizando o protagonismo feminino na liderança da AL-BA.
Vale ressaltar que Fátima é atualmente a líder do PT na Assembleia Legislativa.
Comentários Facebook