A modalidade de empréstimo consignado para os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) atingiu um marco impressionante de 29.301.348 simulações de crédito até as 18h do último sábado. Essa opção está disponível por meio do aplicativo da Carteira do Trabalho Digital (CTPS Digital), que conta com 68 milhões de trabalhadores cadastrados.
Destaques do Empréstimo Consignado para CLT:
- Foram realizadas mais de 29 milhões de simulações, com 2.962.330 propostas solicitadas e 6.683 contratos fechados até o momento.
- Esta alternativa está integrada ao aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
- A partir de 25 de abril, todas as instituições financeiras terão a possibilidade de oferecer esse tipo de crédito por meio de suas plataformas digitais.
- O ministro Luiz Marinho aconselhou a população a ter cautela ao solicitar o empréstimo e recomendou aguardar pelo menos 24 horas antes de formalizar a contratação do empréstimo consignado.
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho, em conjunto com o apoio da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
O empréstimo consignado para trabalhadores acumulou 2.962.330 propostas solicitadas e 6.683 contratos fechados desde o seu lançamento em 21 de março. A partir de 25 de abril, todos os bancos terão autorização para disponibilizar esse crédito por meio de suas plataformas digitais.
No dia do lançamento, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, alertou a população a agir com prudência ao solicitar esse tipo de empréstimo e sugeriu um intervalo de 24 horas antes de concluir a contratação.
“É natural receber mais de 15 milhões de acessos e mais de 1,5 milhão de solicitações de simulação. O que me preocupa é o número de contratos, que chegou a 1.500 nas primeiras 12 horas. Mantenham a calma”, destacou o ministro durante entrevista à Voz do Brasil, do Canal Gov.
Funcionamento do Empréstimo Consignado:
O empréstimo consignado é solicitado por meio do aplicativo CTPS Digital. Ao solicitar o crédito, o trabalhador deve autorizar o acesso aos seus dados pessoais, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os dados acessados incluem: nome, CPF, margem salarial para consignação e tempo de trabalho na empresa. Após a autorização, as instituições financeiras têm até 24 horas para enviar propostas de crédito.
É possível utilizar até 10% do saldo do FGTS como garantia, além de 100% da multa rescisória em caso de demissão.
Comentários Facebook