Descoberta de bomba da Segunda Guerra Mundial paralisa maior estação de trem de Paris
O tráfego ferroviário na ‘Gare du Nord’ de Paris, estação ferroviária movimentada da França, foi interrompido devido à descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial nas proximidades da capital. O artefato, encontrado durante obras de manutenção, está localizado a 2,5 quilômetros da ‘Estação do Norte’, no meio dos trilhos, de acordo com informações da SNCF. O dispositivo, identificado como um “obus da Segunda Guerra Mundial”, não detonou, conforme publicação nas redes sociais do trem suburbano RER B.
A ‘Gare du Nord’ é uma das estações mais movimentadas da Europa, com mais de 226 milhões de passageiros em 2023 e aproximadamente 700.000 usuários diários, tornando-se a estação mais movimentada do país, segundo a SNCF. Com a paralisação, os trens de alta velocidade, incluindo o Eurostar, não circulam na estação central de Paris. O Eurostar, que conecta Londres, Bélgica, Alemanha e Países Baixos, foi redirecionado para iniciar viagens em Marne-la-Vallée, a leste de Paris.
O ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, destacou que o tráfego ferroviário será significativamente afetado durante todo o dia, devido às operações de retirada do artefato. Apesar de as autoridades assegurarem a segurança da situação, os procedimentos adequados precisam ser seguidos durante a remoção da bomba. Tanto o ministro quanto a empresa ferroviária recomendam que a população adie suas viagens até que a situação seja resolvida.
A descoberta do artefato obrigou desvios de trens com destino a cidades como Lille, Dunkerque e Valenciennes, no norte da França, para a estação de Lyon, no sul da capital. A decisão de interromper o tráfego foi feita a pedido da polícia de Paris após a identificação da bomba. Vale ressaltar que a área de trens de longa distância na estação estava lotada no início da manhã, e os passageiros foram informados sobre a situação por funcionários da empresa ferroviária.
Comentários Facebook