O impacto de Trump nas bolsas da Ásia e o temor do “tarifaço”
Nesta última segunda-feira (31/3), os principais índices das bolsas de valores da Ásia experimentaram significativas quedas, em antecipação ao anúncio iminente das chamadas tarifas recíprocas. Trata-se de um novo pacote de medidas comerciais agressivas lideradas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Os índices Nikkei, da Bolsa de Tóquio, Kospi, da Bolsa de Seul, Hang Seng, de Hong Kong, e Xangai Composto, na China continental, registraram expressivas baixas: 4,05%, 3%, 1,31% e 0,46%, respectivamente.
Trump reiterou no último domingo (30/3) que as tarifas recíprocas a serem anunciadas incluirão todos os países, contrariando expectativas iniciais de que seriam direcionadas apenas a um grupo específico de nações. O presidente norte-americano afirmou que as tarifas serão aplicadas a praticamente todas as nações envolvidas nas negociações comerciais. As declarações de Trump acirraram as tensões nos mercados europeu e asiático, minando as esperanças de uma abordagem mais seletiva em relação às tarifas e aumentando o receio de uma possível guerra comercial em escala global.
O plano proposto por Trump prevê a aplicação de tarifas proporcionais àquelas cobradas por outros países sobre produtos dos Estados Unidos. Esse cenário de incerteza gerou instabilidade nos mercados internacionais e despertou receios quanto ao desencadeamento de um conflito comercial em larga escala.
Chamado à ação: Fique por dentro das últimas notícias sobre negócios e receba notificações em tempo real para se manter sempre atualizado!
Comentários Facebook