Em busca de asilo de Trump, 4 foragidas do 8 de janeiro são presas ao entrar nos EUA

Publicado:

No rastro dos acontecimentos do 8 de janeiro, quatro mulheres brasileiras, alvo de investigações do Supremo Tribunal Federal (STF), foram detidas ao entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Segundo informações do portal UOL, três delas foram capturadas logo após a posse de Donald Trump.

As foragidas estavam na Argentina e decidiram buscar asilo nos EUA sob a gestão de Trump, depois de uma ordem de extradição expedida por Alexandre de Moraes em decorrência dos eventos de 2023.

A primeira a tentar cruzar a fronteira foi Raquel de Souza Lopes, de 52 anos, que buscou ingressar no país em 12 de janeiro. Ela enfrenta acusações de vandalismo no Palácio do Planalto e tem uma sentença de 17 anos de prisão.

As outras três, Rosana Maciel Gomes, 51 anos, Michely Paiva Alves, 38 anos, e Cristiane da Silva, 33 anos, todas de Balneário Camboriú, tentaram entrar nos EUA em 21 de janeiro, um dia após a posse de Trump.

Rosana, natural de Goiás, foi condenada a 14 anos de prisão. Seu advogado alega que ela ficou “em estado de choque” diante da cena de vandalismo.

Michely, natural de Limeira (SP), enfrenta acusações de cinco crimes e já tem um mandado de prisão pendente. Supostamente, ela teria organizado uma viagem com mais de trinta pessoas de sua cidade até Brasília.

Cristiane, de Balneário Camboriú (SC), foi sentenciada a um ano de prisão por incitar atos golpistas.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bruno Reis envia à Câmara projeto que regulamenta plano de carreira dos professores após acordo com APLB

A Prefeitura de Salvador deu um passo importante ao enviar à Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 03/2025, que visa regulamentar o...

Morre aos 88 anos Frank Caprio, juiz americano conhecido como o “melhor juiz do mundo”

Frank Caprio, carinhosamente conhecido como o "melhor juiz do mundo", faleceu nesta quarta-feira (20), aos 88 anos, nos Estados Unidos. A notícia foi...

EUA criticam ministro do STF Alexandre de Moraes após indiciamento de Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro

A recente decisão da Polícia Federal de indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, provocou reações acaloradas, especialmente...