EUA acusam Brasil de impor numerosas barreiras e tarifas contra produtos norte-americanos

Publicado:

Estados Unidos acusam Brasil de impor numerosas barreiras e tarifas contra produtos norte-americanos

Recentemente, em um relatório divulgado pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), os Estados Unidos apontaram o Brasil, juntamente com outros países, por estabelecerem diversas barreiras e tarifas sobre produtos americanos. O extenso documento, com 397 páginas, destaca as tarifas consideravelmente altas impostas pelo Brasil em setores variados, como automóveis, peças automotivas, tecnologia da informação, eletrônicos, produtos químicos, plásticos, maquinário industrial, aço, têxteis e vestuário.

Além disso, a falta de previsibilidade em relação às alíquotas tarifárias é mencionada como um desafio para os exportadores dos EUA que buscam antecipar os custos de fazer negócios no Brasil. Apesar de esforços por parte do Brasil para tornar seu mercado de compras mais transparente, as restrições e preferências nacionais ainda persistem, conforme apontado no relatório. O USTR enfatiza que o país sul-americano requer que contratos de aquisição, especialmente nos setores de saúde e defesa, contenham exigências de compensação para fornecedores estrangeiros.

Na próxima quarta-feira (2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciará medidas de “tarifas recíprocas” em resposta a produtos estrangeiros provenientes de parceiros comerciais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Trump revoga visto de Alexandre de Moraes após decisão do STF contra Bolsonaro

O clima político entre os Estados Unidos e o Brasil esquentou. Nesta sexta-feira, 18 de julho de 2025, o secretário de Estado americano...

Astronomer inicia investigação após incidente com CEO em show do Coldplay

Em um inesperado desdobramento no mundo corporativo, a Astronomer, uma prestigiada empresa de inteligência artificial avaliada em cerca de US$ 1,2 bilhão, iniciou...

Erdogan diz a Putin que confrontos armados na Síria ameaçam a região

Na manhã de 18 de julho de 2025, a situação na província de Sweida, no sul da Síria, atingiu um ponto crítico. Após...