O ex-técnico Estevam Soares, conhecido por passagens por clubes como Palmeiras e Botafogo, foi sancionado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por não relatar um esquema de manipulação de resultados durante um jogo da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. A punição inclui uma multa de R$ 20 mil e está relacionada a um jogo entre Inter de Limeira e Patrocinense, em que a Inter venceu por 3 a 0.
Uma investigação da Polícia Federal resultou na apreensão do celular de Estevam, contendo mensagens que sugerem sua participação no esquema. Ele teria escalado Richard Bala a pedido de Anderson Ibrahin, além de cobrar dinheiro e demonstrar insatisfação com o repasse de responsabilidades. Estevam reconheceu a manipulação em áudios, afirmando que o Patrocinense era uma máfia. Provas levantadas indicam que o treinador tinha conhecimento do esquema e contribuiu diretamente ao escalar jogadores indicados por outras pessoas.
A denúncia contra Estevam se baseou em violações ao regulamento de competições e ao código desportivo brasileiro. A Sportradar apresentou “provas claras e incontestáveis” da manipulação ao STJD.
Além de Estevam, outros envolvidos receberam punições. Anderson Ibrahin Rocha e Iuri de Jesus foram eliminados e multados em valores significativos. Jogadores também foram penalizados com multas e suspensões, mas até o momento, nenhum dos envolvidos se manifestou sobre o caso. A Jovem Pan está aberta para ouvir todos os lados envolvidos.
Comentários Facebook