Fernanda Lordelo destaca desafios no combate à violência contra mulheres e jovens na Bahia
No comando de uma pasta vinculada à promoção dos direitos humanos, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, analisou os dados divulgados pelo Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. De acordo com o painel do Ministério de Direitos Humanos, a Bahia registrou um total de 34.026 denúncias de violações de direitos humanos no ano de 2024.
Em uma entrevista ao Bahia Notícias, a gestora avalia que os desafios do combate às violências contra as mulheres e a juventude, que se destacam entre as principais registradas pelo MIDH, são resultado dos cenários em que essas violações ocorrem. O painel aponta que o principal cenário de violação é o ambiente doméstico.
Lordelo enfatiza a importância de oferecer apoio técnico especializado às mulheres que sofrem violência, ressaltando a necessidade de escuta e acolhimento para ajudá-las a compreender a situação e decidir o melhor caminho a seguir. Além disso, destaca a relevância de incluir crianças e jovens nas discussões sobre violência doméstica, abordando a necessidade de uma rede de proteção abrangente que envolve vários órgãos, como a Defensoria Pública, Ministério Público e Delegacias Especializadas.
A secretária menciona que, no caso específico da violência sexual infantojuvenil, um dos maiores desafios é a ocorrência predominante desses casos no âmbito familiar, tornando essencial que denúncias sejam feitas para que o sistema de proteção possa agir efetivamente.
O Bahia Notícias irá divulgar a entrevista completa com Fernanda Lordelo, da SPMJ, nesta segunda-feira (17), a partir das 11h10, com detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela pasta na promoção dos direitos humanos.
Assista um trecho da entrevista:
Comentários Facebook