“Free Flow” será implementado em março na Rodovia Presidente Dutra. Conheça o sistema
A Rodovia Presidente Dutra, que conecta São Paulo ao Rio de Janeiro, receberá em março um sistema de pedágio automático conhecido como “free flow”. Ao longo do trecho entre os km 205, em Arujá, na região metropolitana, e o km 230, na entrada da capital paulista, serão instalados 21 pórticos para essa cobrança automatizada.
Com o objetivo de agilizar o tráfego de veículos, os pedágios automáticos prometem oferecer uma opção mais rápida e eficiente de deslocamento, reduzindo congestionamentos. Esse sistema já está em operação na SP-333, em Itápolis e Jaboticabal, desde setembro deste ano, e na Tamoios, em Caraguatatuba, desde novembro.
Newton Ferrer, diretor de negócios e produtos da ConectCar, destacou que a comunicação é um desafio significativo do sistema “free flow”. Ele ressalta os pontos positivos da cobrança automática, como a segurança, a preservação ambiental e a fluidez no tráfego.
“O pedágio não é um tema agradável para o cliente. Ninguém gosta do pedágio em si. […] Eu acho que mudar essa experiência já é um grande avanço”, avaliou.
Segundo Ferrer, o “free flow” elimina os gargalos nas praças de pedágio, evitando a necessidade de veículos reduzirem a velocidade ou pararem. Além de ser mais seguro, essa abordagem reduz a emissão de CO2, bem como o desgaste de pneus e o consumo de combustível.
A cobrança automática também traz benefícios para as concessionárias, pois elimina a necessidade de investimentos em infraestrutura local e cancelas. Ferrer acredita que o número de assaltos nas praças de pedágio diminuirá, uma vez que, sem a necessidade de parada, a via se torna mais segura para motoristas e funcionários.
Pagamento do pedágio
O sistema “free flow” na Dutra permitirá dois métodos de pagamento: para motoristas com TAG, a tarifa será debitada automaticamente. Já os clientes sem TAG poderão pagar o pedágio em até 30 dias nos canais de autoatendimento oferecidos pela concessionária, como o site, o aplicativo CCR Rodovias e o WhatsApp.
Ferrer ressaltou que, ao contrário dos pedágios tradicionais, que possuem tarifas fixas por categoria de veículo, o “free flow” possibilita a cobrança por trecho percorrido. Além disso, o sistema adota tarifas dinâmicas, variando de acordo com o fluxo da estrada, o que representa uma inovação na cobrança de pedágios e contribui para a mobilidade.
Instalação do “free flow” na Dutra
A praça de pedágio existente em Arujá não será desativada. Dessa forma, os motoristas que utilizarem as pistas expressas de São Paulo até lá, e vice-versa, não pagarão tarifa ao passar pelos pórticos, sendo cobrados apenas no pedágio. Os usuários das pistas marginais continuarão isentos de pagamento, que será exigido somente nas pistas expressas.
Os 21 pórticos começaram a ser instalados na Via Dutra em outubro de 2024. Eles foram posicionados nas novas entradas e saídas das pistas marginais para as pistas expressas, que estão sendo construídas pela CCR RioSP, a concessionária responsável pela rodovia.
Um total de R$ 1,4 bilhão foi investido no sistema “free flow” na Rodovia Presidente Dutra, como parte do investimento de R$ 15,5 bilhões realizado pelo Grupo CCR em obras de modernização e melhorias na via. A rodovia deverá gerar cerca de 4 mil empregos entre Arujá e a capital, de acordo com a concessionária.
Dentre as melhorias, além da ampliação de pistas e iluminação, estão previstas a instalação de 27 novas câmeras de monitoramento e 203 câmeras de detecção automática de incidentes.
Funcionamento do pedágio “free flow”
A tecnologia consiste em pórticos com câmeras e sensores capazes de identificar o veículo por meio de uma tag de cobrança ou pela placa. A cobrança é realizada por quilometragem, com reajustes baseados em índices de preços de mercado e inflação, de acordo com cada contrato.
Multa e 5 pontos na carteira
A Artesp destaca que o sistema “free flow” não emite notificações automáticas sobre a cobrança. É responsabilidade do motorista verificar e pagar o valor por meio dos canais disponíveis. A não quitação resulta em infração de evasão de pedágio, classificada como grave e punida com multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira.
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