Gilmar Mendes segue Toffoli para anular atos de Palocci na Lava Jato

Publicado:

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu o voto de Dias Toffoli para anular todas as provas e processos contra o ex-ministro Antonio Palocci na Operação Lava Jato. A decisão foi tomada no Plenário Virtual da Segunda Turma e teve início na sexta-feira (28/3). Toffoli argumentou que houve um conluio entre o então juiz Sergio Moro e procuradores do Ministério Público Federal (MPF), comprometendo a imparcialidade do processo.

No seu voto, Toffoli ressaltou diálogos entre Moro e membros da força-tarefa da Lava Jato que apontam para uma relação inadequada entre acusação e magistrado. Um dos exemplos citados foi a sugestão de Moro, atualmente senador, para que uma procuradora recebesse “treinamento” visando melhorar seu desempenho em audiências relacionadas a Palocci.

“Fica clara a mistura da função de acusação com a de julgar, corroendo as bases do processo penal democrático”, declarou Toffoli.

A decisão implica não apenas na anulação de condenações, mas também de investigações conduzidas pelo MPF contra Palocci na Lava Jato. O ex-ministro buscava obter o mesmo benefício anteriormente concedido por Toffoli ao empreiteiro Marcelo Odebrecht em maio de 2024. Apesar da invalidação das provas e processos, o acordo de colaboração premiada firmado por Palocci com a Polícia Federal (PF) permanece válido.

Toffoli já havia anulado as provas em fevereiro, porém a decisão necessita ser confirmada pelo Plenário. O desfecho do julgamento aguarda os votos de Edson Fachin, Nunes Marques e André Mendonça para sua conclusão.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Influencer é condenado pela Justiça de São Paulo por vídeo machista

A Justiça de São Paulo decidiu que um influencer digital, conhecido como Moskitão, deve indenizar uma mulher em R$ 15 mil. A condenação...

PF desarticula grupo que vendia dados sigilosos de segurados do INSS

A Polícia Federal, em colaboração com a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social, lançou a Operação Truth nesta quarta-feira. O foco...

“Não há nada que vai nos parar”, diz relator da CPMI do INSS

Ricardo Ayres, relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, não poupou palavras ao afirmar que “nada nos deterá” quando questionado sobre...