O governo estadual da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB) celebraram um importante acordo para reajuste salarial e progressão na carreira dos profissionais da Educação Básica da rede estadual, abrangendo os anos de 2025 e 2026. A negociação, realizada com êxito nesta quarta-feira (12), contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da Educação, Rowenna Brito, e representantes do sindicato.
O acordo estabelece um reajuste de 6,27% a partir de maio deste ano, com retroativo a janeiro, elevando o vencimento básico inicial da carreira para R$ 4.965,24, um valor 2% acima do piso nacional definido pelo Ministério da Educação (MEC).
O pagamento dos valores retroativos será dividido da seguinte forma:
- Maio: retroativos de janeiro e fevereiro;
- Junho: retroativos de março e abril.
O reajuste beneficiará também coordenadores pedagógicos, professores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e professores indígenas.
Promoção: O acordo prevê a promoção de professores e coordenadores pedagógicos, mediante a participação em um curso de aperfeiçoamento em setembro de 2025. Após a inscrição no curso, 50% do valor da promoção será pago, com o restante previsto para junho de 2026.
A partir de fevereiro de 2026, o governo se compromete a pagar o Piso Nacional da Educação conforme atualização determinada.
Comentários Facebook