O governo dos Estados Unidos, sob a gestão de Trump, apresentou o aplicativo CBP Home, uma ferramenta destinada à “autodeportação” de imigrantes em situação irregular no país. A proposta visa permitir que estrangeiros comuniquem sua intenção de sair do território americano de forma voluntária, otimizando uso de recursos públicos e direcionando esforços a “estrangeiros criminosos perigosos”.
O aplicativo integra uma campanha publicitária avaliada em US$ 200 milhões (aproximadamente 1 bilhão e 240 milhões de reais) para estimular a saída de imigrantes em situação irregular nos EUA. O CBP Home sucede o CBP One, que foi criado pela administração de Biden para agendar entradas legais no país, e destaca a possibilidade de um retorno legal no futuro.
A secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem, destacou que aqueles que optarem por não utilizar o aplicativo enfrentarão deportação e restrições de retorno. O DHS fundamenta a utilidade da ferramenta como imprescindível para o cumprimento de uma ordem executiva de Trump que visa “proteger o povo americano de invasões”.
Comentários Facebook