Em despacho oficial, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, publicado no Diário Oficial da União, concede garantias da União para um empréstimo de US$ 125 milhões à Prefeitura de Salvador para o Programa de Inclusão Social e Territorial (PIST).
O aval concedido por Haddad foi o último trâmite necessário para a assinatura do contrato de crédito entre a CAF e a Prefeitura de Salvador. O presidente-executivo do CAF, Sergio Díaz-Granados, destacou que o investimento de US$ 125 milhões no programa beneficiará diretamente mais de 900 mil pessoas, entre residentes e visitantes, proporcionando soluções de mobilidade, capacitação profissional e serviços digitais inovadores.
Este programa, que visa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Salvador e reduzir desigualdades sociais e de gênero, inclui o financiamento do primeiro sistema de teleférico urbano do Brasil, custeado pela CAF.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, agradeceu aos senadores Angelo Coronel (PSD) e Otto Alencar (PSD) por seu apoio na rápida aprovação do contrato, que possibilitou a concretização desse importante investimento na cidade.
O teleférico panorâmico, com vista para a Baía de Todos-os-Santos, tem previsão de conclusão em 2028. Serão construídas 27 torres, quatro estações ao longo de 4,6 quilômetros, conectando-se ao VLT da Suburbana e ao metrô em Campinas. Além disso, os recursos também serão destinados para a instalação de uma estação do BRT, restauração do Elevador Lacerda, criação de um observatório de gestão territorial e um amplo projeto de capacitação profissional e geração de emprego para 40 mil pessoas.
Comentários Facebook