Um homem em Xangai, na China, foi ludibriado em um relacionamento online e acabou perdendo mais de US$ 27 mil (aproximadamente R$ 150 mil) ao se envolver com uma namorada falsa gerada por inteligência artificial. Utilizando um programa de IA generativa, os golpistas criaram vídeos e fotos realistas da mulher fictícia para enganar a vítima, que transferiu quase 200 mil yuans para a suposta conta bancária da companheira virtual.
Os estelionatários inventaram uma história na qual a jovem precisava de dinheiro para iniciar um negócio e ajudar um parente com despesas médicas, apresentando registros médicos e até uma identidade falsa para dar veracidade ao seu embuste. A vítima nunca chegou a conhecer pessoalmente sua suposta namorada, conforme revelou a investigação policial conduzida pela CCTV.
Com o avanço da inteligência artificial, cresce a sofisticação desses golpes. Grandes empresas de tecnologia, como a Meta, alertam para o aumento de fraudes que exploram a IA generativa nos relacionamentos virtuais. Recentemente, a plataforma de criptomoedas World desenvolveu uma ferramenta para autenticar se um usuário é humano, em uma tentativa de conter esse tipo de crime virtual.
Imperativo ler: Cofundador do Google defende volta ao escritório e jornadas de trabalho de 60 horas
Comentários Facebook