Na próxima terça-feira (25), os deputados estaduais da Bahia elegerão o ocupante do cargo de 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A data foi definida pela presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), durante a sessão desta terça-feira (18), onde ela assumiu como líder da Mesa Diretora e aprovou o novo piso salarial dos professores estaduais.
O cargo de 1° vice-presidente, o segundo mais importante da Mesa Diretora, ficou vago quando a então deputada eleita para o cargo, Ivana Bastos, assumiu a presidência devido ao afastamento de Adolfo Menezes (PSD).
No momento, a deputada estadual do Partido dos Trabalhadores, Fátima Nunes, é a favorita para assumir a posição. Os parlamentares já teriam um acordo para que a petista ocupe a cadeira, restabelecendo a proporcionalidade partidária na Mesa Diretora.
Apesar do acordo, informações internas indicam que Marquinho Viana (PV), atual 2º vice-presidente, teria demonstrado resistência à articulação. Segundo um deputado informou ao Bahia Notícias, o membro do PV acreditava que deveria ser promovido, assim como Ivana deixou o cargo de 1ª vice para assumir a presidência da Casa.
A fonte da matéria enfatizou que a ascensão da nova presidente está prevista no Regimento Interno, enquanto a promoção do 2º vice para o cargo de 1º não está contemplada nas normas da Assembleia.
Comentários Facebook