A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em uma sessão histórica nesta terça-feira (18). Com 62 assinaturas de apoio, Ivana tornou-se a primeira mulher a liderar a Casa Legislativa em seus 190 anos de existência, numa cerimônia presidida pelo deputado Marquinho Viana (PV).
A votação contou com apenas um voto contrário, da bancada do PSOL representada pelo deputado Hilton Coelho. Ivana Bastos, inicialmente eleita como 1ª vice-presidente da Assembleia em fevereiro deste ano, assumiu interinamente a presidência após o afastamento do então presidente eleito, Adolfo Menezes (PSD).
Em seu discurso de posse, Ivana agradeceu o apoio dos colegas, demonstrando humildade e comprometimento: “Eu fiz questão de assinar o termo de posse aqui no Plenário, pois quero compartilhar este mandato com cada um de vocês, deputados e deputadas desta Casa”, afirmou.
Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias
Em sua fala, a presidente empossada também reconheceu o deputado Rosemberg Pinto, líder da bancada governista, por declinar de sua candidatura à 1ª vice-presidência da Mesa Diretora para apoiá-la: “Quero agradecer ao líder Rosemberg pelo gesto nobre de retirar sua candidatura em meu favor. Devo muito a ele e ao espírito de colaboração que demonstrou. Isso reflete um verdadeiro trabalho em equipe, desprovido de vaidades”, ressaltou Ivana Bastos.
A posse de Ivana também marcou o início da votação para a 1ª vice-presidência da Mesa Diretora, com a deputada do PT, Fátima Nunes, como principal candidata ao cargo, mantendo a representatividade feminina nas posições de destaque.
Comentários Facebook