Justiça Eleitoral cassa mandatos de vereadores em Ilhéus por fraude em cota de gênero

Publicado:

A Justiça Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral de Ilhéus determinou a cassação dos mandatos dos vereadores Gidálsio Neto, conhecido como ‘Neto da Saúde’ (PMB), e Odailson Lelis Aranha, também chamado de ‘Odailson Pequeno’ (PODEMOS), por terem fraudado a cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

O juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra assinou a decisão que, além da cassação, anulou os votos do partido ‘Podemos’ e determinou a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, o que pode modificar a composição da Câmara Municipal de Ilhéus.

No caso de ‘Neto da Saúde’, a Justiça Eleitoral concluiu que as candidaturas de Fabiana da Silva Nascimento e Mariângela Conceição Santos foram registradas de maneira fictícia para cumprir a exigência legal de percentual mínimo de candidaturas femininas.

A investigação judicial eleitoral em relação a Odailson Pequeno revelou que a candidata Victória Guiomar de Jesus Raimundo foi registrada apenas simbolicamente, sem real intenção de participar efetivamente do pleito, caracterizando, assim, fraude segundo a justiça.

A defesa dos vereadores cassados ainda tem o direito de recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), porém, até o momento, não houve suspensão dos efeitos da sentença.

A cassação dos vereadores destaca a importância de uma fiscalização rigorosa na observância da cota de gênero e alerta os partidos para a necessidade de cumprimento da legislação, bem como informa que a Câmara Municipal de Ilhéus passará por uma nova configuração.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professores da Uneb aderem à paralisação nacional de dois dias contra a Reforma Administrativa

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram interromper as atividades acadêmicas nesta quarta (10) e quinta-feira (11) para se unir...

Tio e sobrinho morrem afogados após canoa virar em barragem no Norte baiano

Um trágico acidente resultou na morte de um idoso de 62 anos e de seu sobrinho de 28 anos, em Jacobina, na zona...

Tutela jurídica e desafios de infraestrutura no Brasil serão debatidos no Congresso de Direito e Sustentabilidade

Nos dias 11 e 12 de setembro, Salvador sediará o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade. O evento reunirá especialistas e autoridades...