A Justiça determinou, hoje, a prisão preventiva de Jasiane Silva Teixeira, conhecida como “Dona Maria”, uma das principais lideranças do tráfico de drogas na Bahia. O mandado foi emitido pela Vara dos Crimes Relativos a Organizações Criminosas de Salvador. Jasiane é alvo de investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do estado, que a acusou de lavagem de dinheiro em 20 de março.
A decisão judicial determina sua transferência para a Bahia. Jasiane foi detida em janeiro deste ano em São Paulo, onde estava em posse de R$ 66 mil em espécie, 10 celulares e documentação contábil relacionada ao tráfico de drogas. Ela ainda teria tentado destruir provas ao perceber a presença da polícia.
A prisão preventiva foi solicitada pelo Ministério Público da Bahia para preservar a ordem pública e econômica, e evitar que a acusada interfira no processo penal ou fuja da justiça. Jasiane faz parte do ‘Baralho do Crime’ da Secretaria de Segurança Pública do estado e enfrenta quatro processos criminais por homicídio e tráfico de drogas.
De acordo com o Gaeco, “Dona Maria” liderava uma facção criminosa de tráfico de drogas na região de Vitória da Conquista, sendo responsável pela contabilidade da organização criminosa e seus fluxos de caixa.
As investigações indicam que ela ocultava os lucros ilícitos distribuindo o dinheiro em contas de terceiros por meio de depósitos fracionados, dificultando o rastreamento por autoridades financeiras e judiciais.
Comentários Facebook