Após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Meta e X deverão fornecer à Polícia Federal (PF) dados referentes às contas do blogueiro Allan dos Santos.
A PF solicitou ao STF o acesso às informações relacionadas às contas de Allan dos Santos no Instagram e X, e Moraes atendeu ao pedido. As plataformas têm um prazo de 10 dias para enviar os dados cadastrais, endereços de IP utilizados na criação dos perfis e o conteúdo das postagens. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa diária de R$ 100 mil.
No ano passado, Moraes determinou a abertura de inquérito para investigar a conduta de Allan dos Santos, acusado de fabricar mensagens falsas contra a jornalista Juliana Dal Piva. A Polícia Federal está conduzindo a investigação.
Em junho de 2024, o ativista bolsonarista divulgou mensagens falsas atribuídas a Dal Piva, mencionando um suposto plano de Alexandre de Moraes para prender Jair Bolsonaro. Desde outubro de 2021, Allan está foragido, após um mandado de prisão expedido por Moraes no contexto das milícias digitais. Ele atualmente reside nos Estados Unidos e teve seu pedido de extradição negado.
Com contas alternativas no Instagram, Allan dos Santos conseguia contornar bloqueios e dirigir ofensas, principalmente ao ministro Alexandre de Moraes. Além disso, divulgou imagens de suas viagens, posando ao lado do presidente Bolsonaro e exibindo armas de fogo.
Comentários Facebook