Morre Wlamir Marques, lenda do basquete brasileiro, aos 87 anos

Publicado:

Ícone do basquete brasileiro, Wlamir Marques nos deixou aos 87 anos nesta terça-feira (18), em São Paulo. O ex-jogador, bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1959 e 1963, faleceu no Hospital Santa Maggiore, com a causa da morte ainda não divulgada.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) manifestou seu pesar pela perda do ex-jogador e relembrou um dos apelidos que o marcaram ao longo de sua carreira. “O Disco Voador decolou pela última vez, rumo à eternidade”, declarou a entidade. O apelido destacava sua incrível habilidade atlética e versatilidade em diferentes posições, atuando como pivô, ala e armador.

Nascido em 16 de julho de 1937, em São Vicente (SP), Wlamir Marques iniciou sua trajetória no esporte na infância e aos dez anos já integrava o Tumiaru, clube de sua cidade natal. Ganhou destaque no XV de Piracicaba e, em 1962, ingressou no Corinthians, onde se consagrou como um dos maiores ídolos do basquete alvinegro. Com a camisa do clube paulista, conquistou diversos títulos estaduais e nacionais.

O legado de Wlamir Marques foi perpetuado no ginásio do Corinthians, que leva seu nome, e na aposentadoria da camisa 5, número que o acompanhou durante toda sua carreira. Em 2023, recebeu uma nova homenagem ao se tornar o primeiro jogador de basquete a ter um busto em sua homenagem na sede do clube.

Também conhecido como “Diabo Loiro”, Wlamir teve uma brilhante trajetória na seleção brasileira. Sua estreia foi no Mundial de Basquete de 1954, contribuindo para o vice-campeonato do Brasil. Nos anos seguintes, consolidou-se como uma das maiores referências do basquete nacional.

Seu currículo inclui quatro medalhas em Mundiais (duas de ouro e duas de prata), além de dois bronzes olímpicos (Roma-1960 e Tóquio-1964). Nos Jogos Pan-Americanos, subiu ao pódio por três vezes (1955, 1959 e 1963).

Em reconhecimento à sua contribuição para o esporte, Wlamir foi inserido no Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do basquete. Em 2021, ao celebrar essa honraria, expressou sua gratidão: “Me sinto extremamente honrado por esta homenagem em vida, estou muito feliz por ter sido escolhido de forma unânime, e pode ter certeza de que, se meu coração já não é tão bom, ele está cada vez mais emocionado por ter o Brasil sempre presente”.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro pede autorização do STF para fazer exames médicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez um pedido formal ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando autorização para realizar exames médicos. Ele busca reavaliar sintomas...

Haddad defende taxação maior das bets durante debate sobre MP que aumentará arrecadação em R$ 10 bilhões

As casas de apostas, conhecidas como “bets”, estão na mira do governo federal, que considera fundamental uma tributação compatível com seu faturamento —...

Esposa de ex-presidente destituído da Coreia do Sul é presa

Em um momento impactante na política sul-coreana, Kim Keon Hee, ex-primeira-dama da Coreia do Sul, foi presa sob suspeitas de tráfico de influência,...