A Novo Nordisk se prepara para a queda da patente do Ozempic . A empresa fabricante do Ozempic e Wegovy já está se planejando para enfrentar a concorrência que surgirá com a expiração da patente do Ozempic, prevista para 2026 no Brasil e em outros países, como o Canadá.
Segundo a executiva de negócios da empresa, Camilla Sylvest, as patentes são cruciais para a inovação, mas a Novo Nordisk está pronta para a competição, mesmo com a abertura para genéricos do Ozempic. A empresa destaca que continuará investindo e produzindo o medicamento mesmo diante da concorrência.
A queda das patentes estimula diversas empresas ao redor do mundo a se prepararem para a produção de semaglutida genérica, inclusive no Brasil. A expectativa é a chegada dos genéricos no final de 2026, com preços mais acessíveis, seguindo as determinações da Anvisa para garantir um valor mínimo 35% mais baixo que o produto de referência.
Além disso, a Novo Nordisk está perdendo mercado para outras farmacêuticas, especialmente a Eli Lily, fabricante do Mounjaro. Essa concorrente ultrapassou as vendas do Wegovy nos Estados Unidos em 2024, utilizado no controle da obesidade.
O CEO da Novo Nordisk, Lars Jørgensen, destaca que a empresa enfrenta não apenas a concorrência regulada, mas também a ameaça dos produtos falsificados que se aproveitam do sucesso de suas medicações, representando um perigo real para os consumidores.
Em um evento recente, a Novo Nordisk anunciou avanços no desenvolvimento de novas moléculas para o controle de doenças metabólicas e obesidade, como a amicretina e a cagrisema. Além disso, a empresa planeja lançar uma versão em pílula mais eficiente do Ozempic em 2026, voltada para o controle da diabetes tipo 2 e da perda de peso. Novas drogas para o combate às doenças sanguíneas também foram apresentadas, incluindo uma pílula inovadora para tratamento da hemofilia e um medicamento que reduz a frequência de injeções para pacientes com essa condição.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram para ficar atualizado sobre todas as novidades do setor!
Comentários Facebook