A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Teixeira de Freitas deseja esclarecer informações equivocadas acerca do atendimento de um paciente cardiopata de Itanhém na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
O paciente foi inicialmente avaliado por um cardiologista particular local, que o aconselhou a buscar assistência na UPA de Teixeira de Freitas. No entanto, de acordo com os protocolos do SUS, o caso exigia internação e regulação direta pelo município de origem para o hospital de referência, o que não ocorreu.
Após avaliação na UPA de Teixeira de Freitas, constatou-se que o paciente estava estável, sem emergência. Por não realizar internações sem regulação prévia, a UPA orientou que a solicitação de vaga para internação fosse feita pelo município de origem por meio do sistema de regulação estadual (SUREM).
A UPA de Teixeira de Freitas realiza o primeiro atendimento de urgência e encaminha pacientes, quando necessário, para hospitais de referência através do processo de regulação. Neste caso específico, a internação do paciente deveria ter sido solicitada diretamente pelo município de Itanhém, visto que a regulação e transferência para hospital de referência são de responsabilidade da cidade de origem.
O comprometimento da administração pública de Teixeira de Freitas com o atendimento de qualidade, conforme os protocolos do SUS, é reiterado, repudiando a disseminação de informações distorcidas que possam causar desinformação e preocupação na população.
Comentários Facebook