O dia em que tudo mudou: Há cinco anos a Bahia anunciava situação de emergência pela Covid-19

Publicado:

Em 18 de março de 2020, a Bahia anunciava medidas mais rígidas para lidar com o início da pandemia de Covid-19 no Brasil. Naquele momento, o prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), e o governador do estado, Rui Costa (PT), decretaram estado de emergência na capital baiana e em todo o estado, e estabeleceram diretrizes para conter a propagação do coronavírus.

Os decretos municipal e estadual foram divulgados em 16 de março. No entanto, o decreto estadual – que estabeleceu novas normas de higiene em transportes e espaços públicos, protocolos de emergência em saúde e a suspensão das aulas na rede estadual – entrou em vigor em 17 de março, enquanto em Salvador, o decreto do prefeito – que determinou a suspensão das aulas na rede municipal e particular, o atendimento presencial em serviços da prefeitura, e o fechamento de cinemas e parques públicos – passou a vigorar dois dias depois, em 18 de março.

No contexto, a Bahia já contava com 18 casos confirmados de Covid-19 em Salvador, Porto Seguro, Feira de Santana e Prado. Até então, até a quarta-feira daquela semana, a Bahia registrava 5671 casos suspeitos de Covid-19 desde janeiro, quando a doença passou a ser monitorada pela Organização Mundial da Saúde. Até aquele momento, não havia ocorrido nenhuma morte.

O QUE MUDOU EFETIVAMENTE?
Na situação de emergência, foram proibidos eventos com mais de 50 pessoas nas principais cidades baianas, e o transporte intermunicipal foi inicialmente suspenso por 10 dias.

Após as ações implementadas pelo Governo do Estado, todos os viajantes que desembarcavam em Salvador, vindos de aeroportos, rodoviárias e rodovias federais, eram obrigados a passar por medição de temperatura. Além disso, a atracação de navios de cruzeiro nos portos baianos foi proibida.

Dentro do grupo de profissionais de risco, as férias e licenças dos servidores da área da saúde e segurança pública foram suspensas e remanejadas. Aos servidores acima de 60 anos, considerados de alto risco, foi determinado o trabalho remoto, uma recomendação que também se estendeu aos profissionais do setor privado.

Após essas decisões, o que parecia ser um dia normal se transformou em um divisor de águas na história do Brasil e do mundo. O Bahia Notícias gostaria de saber: onde você estava quando Salvador “fechou”?

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA inaugura no Shopping Bela Vista espaço permanente para acolhimento de vítimas de violência

Na próxima segunda-feira, dia 11, às 9h, um marco significativo será estabelecido no Shopping Bela Vista: o Ministério Público do Estado da Bahia...

Aos 72 anos, ex-prefeito de Feira de Santana passa por cirurgia de urgência após detectarem arritmia cardíaca

Aos 72 anos, o ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, enfrentou um momento delicado de saúde. Durante exames de rotina em um...

Polícia Civil prende foragido da Justiça do Tocantins em propriedade rural da Bahia

Na sexta-feira, dia 8, a Polícia Civil da Bahia fez uma captura significativa ao prender um homem de 44 anos, foragido da Justiça...