A Secretaria de Comunicação Social do governo divulgou que atualmente, 45,6% dos servidores federais ativos são mulheres, um crescimento de 3,21% em relação ao ano de 2022. Em números absolutos, isso corresponde a 261,4 mil servidoras de um total de 572,8 mil ativos.
Esses dados foram compilados pelo Observatório de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Além disso, no que diz respeito aos cargos de chefia e assessoramento criados pelo atual governo, 76% são ocupados por mulheres, totalizando 1,2 mil vagas criadas.
Essas posições incluem coordenadorias-gerais, diretorias, assessorias especiais, secretarias e cargos equivalentes. No entanto, apesar desse cenário, apenas 39,2% dos 11,4 mil funcionários nessas funções são mulheres.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira
Esses números revelam não apenas um aumento significativo na representatividade feminina na administração pública federal, mas também a importância de continuar avançando em direção à igualdade de gênero nas esferas de poder e decisão. A participação das mulheres em cargos de liderança é essencial para uma sociedade mais equitativa e inclusiva. Qual a sua opinião sobre essa evolução? Compartilhe conosco nos comentários!
Comentários Facebook