Pesquisa PoderData: 51% afirmam ser contra a aprovação do projeto de anistia aos presos do 8 de janeiro

Publicado:

O projeto de anistia aos presos envolvidos nos atos de vandalismo ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, considerado prioritário pela oposição ao governo Lula e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, não conta com o apoio da maioria dos brasileiros. Segundo pesquisa do Instituto PoderData divulgada recentemente, 51% dos entrevistados são contra a aprovação do projeto que visa perdoar aqueles condenados pelo Supremo Tribunal Federal por crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público. Mais de 400 pessoas já foram condenadas por sua participação nos eventos.

A pesquisa mostrou que 37% dos brasileiros são a favor do perdão aos detidos nos atos, enquanto 12% não souberam responder. O projeto de anistia foi o mote de um protesto em Copacabana, no Rio de Janeiro, liderado por Jair Bolsonaro e com a presença de parlamentares e governadores, como Tarcísio de Freitas e Cláudio Castro.

O PL 2858/2022, defendido por Bolsonaro e seus aliados, busca conceder anistia a todos os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A decisão da Presidência da Câmara determina que o projeto deve passar por uma comissão especial, que ainda não foi instalada, e depois ser apreciado pelo Plenário.

Na reunião de líderes, o líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante, afirmou que a oposição vai obstruir a tramitação do projeto se não houver definição. Ele salientou que a anistia é o principal tema da oposição e aguardará o retorno do presidente da Câmara, Hugo Motta, para tomar uma decisão.

Hugo Motta, acompanhado do presidente Lula e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, estará em viagem ao Japão e Vietnã entre os dias 24 e 27 de março.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TJ-BA oficializa aposentadoria da desembargadora Silvia Zarif, primeira mulher a presidir a Corte

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) confirmou a aposentadoria voluntária da desembargadora Silvia Carneiro Santos Zarif, que faz parte da 1ª Câmara...

Moraes autoriza visita de Arthur Lira a Bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a visita do deputado federal Arthur Lira ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O encontro...

Sargento aposentado da PM é acusado de espancar companheira em bar na Lapinha

Um sargento aposentado da Polícia Militar da Bahia foi acusado de agredir brutalmente sua companheira em um bar no Largo da Lapinha, em...