A Polícia Federal (PF) desencadeou uma operação para combater a mineração ilegal de ouro na região sisaleira. Nesta terça-feira (25), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Santaluz. A Operação Olhos D`ouro teve como alvo uma residência, um galpão comercial e uma propriedade na zona rural do município.
Na propriedade rural, os investigados realizavam extração de ouro por meio de um processo de lixiviação dos rejeitos, utilizando uma grande quantidade de Cianeto de Sódio. A Polícia Federal alerta que a utilização irregular de substâncias altamente tóxicas como o Cianeto de Potássio e o Cianeto de Sódio, cuja aquisição e manipulação são regulamentadas pelo Ministério do Exército, pode ocasionar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente local.
A Operação contou com a atuação de aproximadamente 20 policiais federais, cumprindo mandados expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Feira de Santana.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados por diversos crimes, tais como usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento indevido de substâncias tóxicas, perigosas e nocivas. As penas somadas podem totalizar até 19 anos de reclusão.
A preservação ambiental e a segurança da população são fundamentais. Colabore denunciando atividades ilegais!
Comentários Facebook