A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (18/3), cumprindo nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva em Goiás, Distrito Federal e Ceará, relacionados a um esquema de golpes envolvendo a troca de cartões bancários.
Denominada de Operação Falsa Ajuda, a ação revelou que, entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, uma quadrilha prejudicou aproximadamente dez clientes da Caixa Econômica Federal no Estado de Goiás.
O modus operandi do grupo consistia em aplicar o golpe da “troca de cartões”, onde se passavam por ajudantes das vítimas. Após utilizarem o caixa eletrônico, um dos criminosos exibia um falso aviso da Caixa, induzindo a vítima a trocar a senha. Com manobras habilidosas e conversa persuasiva, o criminoso substituía o cartão da vítima e se apropriava da nova senha.
Posteriormente, o golpista se dirigia a outra agência da Caixa, realizando saques, transferências e compras fictícias com o cartão e senha obtidos, em máquinas de cartão previamente preparadas pelo grupo.
A investigação contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa Econômica Federal, da Unidade de Inteligência do Comando de Policiamento da Capital da Polícia Militar do Estado de Goiás, do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva da PMGO e das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado de Goiás, Distrito Federal e Ceará (Ficco).
Comentários Facebook