No decorrer da campanha do Março da Mulher, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) está proporcionando mais de 23 mil atendimentos, exclusivamente na capital baiana, ao longo de três finais de semana deste mês: dias 15 e 16, 22 e 23, e 29 e 30. Todos os serviços de saúde estão concentrados em duas Policlínicas de Salvador: Narandiba e Escada. O agendamento pode ser feito pelo portal BA.GOV.
No total, mais de 51 mil serviços estão sendo oferecidos em toda a Bahia. O agendamento é realizado de forma online, possibilitando que cada usuária selecione até três serviços, escolhendo a data e o turno para o atendimento.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é estimado que até 2025 sejam registrados 73.610 novos casos de câncer de mama, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, resultando em 18 mil mortes. Este tipo de câncer é o mais frequente entre as mulheres no Brasil, causado pela multiplicação descontrolada de células da mama.
Os atendimentos englobam consultas médicas, exames, preventivos, rastreamento de câncer de mama e do colo do útero, além de ações de acolhimento e autocuidado. Mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, consultas com mastologistas, ginecologistas, cirurgiões gerais, oftalmologistas, nutricionistas, exames laboratoriais, odontologia estão entre os serviços disponíveis.
Além da capital, 24 municípios da Bahia terão ações de atendimento intensificado para as mulheres, através de parcerias com as Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres. Em nove cidades-sede de Policlínicas Regionais – Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Salvador, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista – será realizada a ação do Dia M, nos dias 22 e 23 de março, fortalecendo os serviços de saúde dedicados ao público feminino. Outras 15 cidades terão atividades intensivas, em colaboração com as prefeituras.
Comentários Facebook