Por meio do STF, governo Lula invalida porte de arma para atiradores desportivos em Roraima

Publicado:

No último dia 14, o Supremo Tribunal Federal decidiu, de forma unânime e em sessão virtual, a inconstitucionalidade de uma lei em Roraima que facilitava o acesso ao porte de armas para atiradores desportivos. A decisão foi baseada na violação da Constituição Federal, que atribui à União a competência exclusiva para autorizar e regular o comércio de armamentos.

A Presidência da República avaliou que a legislação estadual em questão infringia a Constituição, uma vez que cabe ao governo federal a responsabilidade de definir os critérios para concessão do porte de armas, não sendo uma atribuição dos estados.

A Advocacia-Geral da União esclareceu que o termo “material bélico” abrange não apenas as armas utilizadas pelas Forças Armadas, reiterando que a competência para autorizar o porte de armas é do governo central.

O Ministro do STF, André Mendonça, relator do caso, destacou a presença de um evidente “vício de inconstitucionalidade formal” na legislação estadual vigente em Roraima.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem com 17 latas de tinta sem nota fiscal é preso em Caravelas; suspeito já tem passagem por crime similar

Na tarde de quarta-feira (6), a Polícia Civil de Caravelas desvendou um esquema ilícito ao prender Marcelo Domingos de Souza, um homem de...

Rafael Cardoso faz acordo com idoso agredido em bar após condenação, diz colunista

Rafael Cardoso, o ator de 39 anos, recentemente fez um acordo significativo com João Fernando Valente, o idoso agredido por ele em um...

VÍDEO: Casal é flagrado tentando abandonar cachorro próximo ao Hospital Veterinário de Salvador

Um episódio alarmante ocorreu nas proximidades do Hospital Municipal Veterinário de...