Promotor amigo depôs a favor de empresário acusado de racismo

Publicado:

São Paulo — Um depoimento polêmico do promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP) Rogerio Filocomo a favor do empresário Murilo Miyazaki, acusado de racismo, gerou controvérsias. Filocomo, amigo próximo de Miyazaki, testemunhou à Polícia Civil do Rio de Janeiro, afirmando não ter presenciado xingamentos racistas ou homofóbicos por parte do empresário.

Miyazaki e Filocomo são amigos de um clube de campo e estavam juntos em uma excursão para o Rio Open no Jockey Clube, na Gávea, Rio de Janeiro, onde o empresário foi expulso do evento após um desentendimento com funcionários e seguranças. Uma acusação de racismo foi feita por um segurança, alegando que Miyazaki o teria chamado de “macaco”.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio (MPRJ), Filocomo estava presente no momento do incidente e teria sido solicitado pelo segurança para acalmar Miyazaki, que estaria perturbando uma partida de tênis. Após uma conversa entre Filocomo e Miyazaki, o empresário teria proferido xingamentos contra o segurança, como registrado em vídeos posteriores ao ocorrido.

No entanto, em seu depoimento à polícia, o promotor alegou ter jogado tênis e bebido com Miyazaki antes do episódio. Relatou que o empresário, alcoolizado, começou a criticar a organização do torneio e, ao decidir ir embora, foi abordado pelos seguranças. Filocomo declarou não ter presenciado as injúrias raciais alegadas pelos seguranças, mesmo diante das evidências em vídeo.

A defesa de Murilo Miyazaki, representada pelo advogado Marco Aurélio Asseff, enfatizou que seu cliente não proferiu palavras racistas, atribuindo o mal-entendido a questões durante a partida de tênis, devido à exigência de silêncio. A defesa confia em uma resolução amigável do processo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oruam acumula mais de R$ 40 mil em multas no Ibama por posse de animais silvestres

O rapper Oruam, aos 24 anos, enfrenta um dilema que vai além dos muros da prisão, onde se encontra sob acusações sérias, incluindo...

PM apura suspeita de clonagem em cartões de câmeras corporais em SP

A Polícia Militar de São Paulo está no centro de uma investigação que alerta para o potencial uso indevido de cartões utilizados nas...

TJ-BA designa magistrado para coordenação compartilhada do Programa Casas de Justiça e Cidadania

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anunciou, nesta quinta-feira (7), a nomeação do desembargador Ricardo Régis Dourado para liderar, de forma colaborativa,...