Pupilo de Valdemar conta com PT e bolsonaristas em reeleição na Alesp

Publicado:

André do Prado, pupilo de Valdemar, assegura reeleição na Alesp com amplo apoio. O deputado estadual André do Prado (PL) será reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa (Alesp) graças a um acordo inédito que uniu partidos de espectros ideológicos opostos, como PT e bolsonaristas, repetindo a coalizão feita em sua primeira eleição, em 2023.

A eleição está marcada para este sábado, a partir das 15h, e decidirá não só a presidência, mas também outros oito cargos de destaque na Alesp. Para manter-se no cargo, Prado costurou um acordo com todos os partidos representados na Casa, exceto o PSOL, que lançará a candidatura da deputada Paula da Bancada Feminista (PSol). Essa estratégia garantiu a Prado o apoio de 89 dos 94 parlamentares, restando apenas os cinco deputados do PSOL.

O trabalho de articulação teve início no ano passado, com a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permitiu, pela primeira vez, a reeleição do presidente da Alesp na mesma legislatura.

Quem é André do Prado

Afilhado político de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, André do Prado tem raízes na política local, tendo sido vereador e prefeito de Guararema, no Alto Tietê, região que é um reduto eleitoral de Valdemar.

A primeira eleição de Prado para a presidência da Alesp foi apoiada pelo presidente do PL, mesmo contra a vontade do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). No entanto, ao longo de dois anos alinhado com o Executivo, Prado conquistou a confiança do governador.

Além da recondução de Prado, a eleição na Alesp também irá definir os secretários e vice-presidentes da Mesa Diretora, mantendo o critério de distribuição de cargos com base no tamanho das bancadas partidárias.

Lideranças partidárias

Nas próximas semanas, os deputados irão se dedicar à formação das comissões permanentes e das lideranças partidárias, mantendo a distribuição de cargos conforme o tamanho das bancadas, mas com disputas internas sobre os ocupantes.

Com cargos estratégicos como na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a mesa diretora terá aliados de peso, como Thiago Auricchio (PL) e delegado Olim (PP), respectivamente.

A composição da nova Mesa Diretora da Alesp será a seguinte:

Presidência: André do Prado (PL)
1ª Secretaria: Maurici (PT)
2ª Secretaria: Barros Munhoz (PSDB)
1ª Vice-Presidência: Gilmaci Santos (Republicanos)
2ª Vice-Presidência: Milton Leite Filho (União Brasil)

A reeleição de André do Prado na Alesp reflete uma aliança inédita e estratégica entre diferentes espectros políticos, demonstrando a habilidade do deputado em construir consensos decisivos para manter-se à frente da Casa Legislativa.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diego Brito avalia gestão a frente da Transalvador e celebra redução de acidentes fatais em Salvador

Diego Brito, superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), compartilhou uma visão otimista sobre sua gestão, em entrevista ao Bahia Notícias. Desde sua posse...

Majestades do ouro: criminosos faturaram milhões com garimpo ilegal

No coração da Amazônia, a realidade do garimpo ilegal revela protagonistas controversos. Irismar Cruz Machado, a infame "Rainha do Garimpo", e seu filho,...

Estudo analisa 500 mil posts em 205 grupos e explica como nasceu o 8/1

Em um marco investigativo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro desvendou os meandros sociais que impulsionaram os ataques de 8 de janeiro...