O governador Jerônimo Rodrigues (PT) está implementando uma reforma significativa nas forças de segurança pública na Bahia. As mudanças envolvem alterações nos comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica (DPT). A divulgação oficial dessas modificações está prevista para esta segunda-feira (24), durante um evento no Centro de Operações de Inteligência (COI).
De acordo com fontes governamentais, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, será substituído por Coronel Magalhães, atual comandante de Policiamento Metropolitano. Coutinho liderava a corporação desde a gestão do governador Rui Costa (PT), sendo nomeado em janeiro de 2021.
Outra mudança prevista é a saída da delegada-geral Heloísa Brito da chefia da Polícia Civil. Para o seu lugar, está prevista a nomeação de André Viana, atual Diretor Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte/Leste). Heloísa, que atualmente preside o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) e foi a primeira mulher a liderar a Polícia Civil, ocupava o cargo desde o final de 2020, tendo sido nomeada por Jerônimo.
No Corpo de Bombeiros, o comandante-geral, coronel Adson Marchesini, também deve deixar o posto. Seu substituto deverá ser o coronel Aloísio Mascarenhas, atual comandante Regional de Bombeiros Militar da Capital e Região Metropolitana de Salvador. Marchesini estava à frente dos bombeiros desde janeiro de 2021.
Por fim, como parte da reforma na Segurança Pública da Bahia, a diretora-geral do DPT, Ana Cecília, também será substituída. Ana liderava o DPT desde julho de 2023, tornando-se a primeira mulher a assumir a chefia do departamento em 24 anos. O nome do seu substituto ainda não foi divulgado.
Comentários Facebook