Após enfrentar a perda de 275 equipamentos eletrônicos devido às enchentes de 2024, o Núcleo Belém Novo, que abriga o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Ministério das Comunicações, no Rio Grande do Sul, foi reconstruído com sucesso.
O espaço recebeu doações de máquinas obsoletas de bancos e, com a colaboração de ex-alunos que se tornaram voluntários, o CRC agora conta com 460 computadores recondicionados, prontos para serem doados a escolas públicas, associações com projetos de inclusão digital e comunidades carentes do estado.
Segundo Juscelino Filho, ministro das Comunicações, a parceria com bancos, órgãos públicos e tribunais de justiça foi fundamental para o renascimento do CRC: “Cada equipamento faz a diferença. Precisamos ampliar o acesso dos jovens de escolas públicas ao mundo digital”, afirmou.
No último dia 19, o Ministério das Comunicações fez a doação de 20 computadores para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental David Canabarro e Professora Odette Yolanda, em Canoas (RS), que perderam seus laboratórios durante a tragédia de 2024. As máquinas foram recondicionadas por jovens voluntários, como Isadora Ivaniski Nicoli, de 17 anos.
Para Isadora, ajudar o próximo e ver as oportunidades crescerem para todos é motivo de satisfação: “O futuro está na tecnologia. Se as pessoas não tiverem acesso e não aprenderem, perderão chances”, disse.
Carlos Medina, coordenador do CRC do Rio Grande do Sul, destacou a importância das doações para garantir que mais computadores sejam recondicionados e doados: “O CRC está se reconstruindo. Formamos mais de 350 alunos. A informática é o futuro, é fundamental que recebamos o apoio necessário para seguir adiante”, ressaltou.
Por meio do programa “Computadores para Inclusão”, equipamentos de instituições e empresas públicas que não estão mais em condições de uso são encaminhados para Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), contribuindo para a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Confira as fotos deste processo de recondicionamento aqui.
Chamado à Ação: Apoie iniciativas de inclusão digital e contribua para oportunidades mais igualitárias no acesso à tecnologia.
Comentários Facebook