Rússia reage a discurso de Macron e acusa francês de fazer “ameaça”

Publicado:

Rússia acusa Macron de fazer ameaça em discurso sobre conflito na Ucrânia

O Kremlin reagiu vigorosamente ao discurso do presidente francês, Emmanuel Macron, em relação ao conflito na Ucrânia, afirmando que as palavras do líder francês sugerem que a França deseja a continuação da guerra. O chanceler russo, Serguei Lavrov, considerou as declarações de Macron sobre dissuasão nuclear europeia como uma ameaça direta à Rússia.

Para Lavrov, a discussão sobre envio de tropas europeias para manutenção da paz na Ucrânia, em caso de cessar-fogo, torna qualquer acordo de trégua impossível, caracterizando uma abordagem hostil por parte da França. As críticas não se limitaram ao chanceler russo, com o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, denunciando o discurso “confrontador” de Paris em relação a Moscou.

Macron, em seu pronunciamento, descreveu a Rússia como uma ameaça para a França e Europa, prometendo um debate estratégico sobre a proteção dos aliados europeus através do arsenal nuclear francês. Essa postura surge em um momento de crescente preocupação com a situação na Ucrânia e mudanças na postura dos Estados Unidos em relação ao conflito.

As críticas a Macron em Moscou foram contundentes, com autoridades russas acusando o presidente francês de distorcer a realidade e propagar mentiras. O ex-primeiro-ministro Dmitry Medvedev zombou de Macron, enquanto outros líderes russos ironizaram o discurso atribuindo-lhe inverdades e propaganda.

Enquanto a França debate internamente os desdobramentos do discurso de Macron, a Turquia se posiciona pronta para enviar forças à Ucrânia, se necessário, visando garantir a paz na região. Em paralelo, os países da União Europeia realizam uma cúpula extraordinária para discutir a defesa do bloco diante do cenário atual de conflito.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro: conheça os sintomas e tratamentos da gastrite e esofagite

Recentemente, o ex-presidente Jair Bolsonaro passou por uma série de exames no Hospital DF Star, em Brasília, após obter autorização judicial para deixar...

Líderes europeus acompanham Zelensky em nova reunião com Trump nos EUA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está prestes a participar de uma reunião decisiva com Donald Trump, que acontece nesta segunda-feira, 18 de...

O delírio do conspirador (por Mary Zaidan) 

No Brasil, a tensão está nas alturas. Enquanto proclamam que estamos sob uma ditadura liderada pelo juiz Alexandre de Moraes, figuras como Jair...